Da Síria a São Paulo

Editoriais

Eduardo Grigaitis, Renata Geraissati, Diógenes Sousa
Colecao Militao Augusto de Azevedo / Tratamento dos negativos e diapositivos do Servico de Documentacao Textual e Iconografia - L3 Conservacao de Acervos S/S Ltda / Reproducao digital - Um Certo Olhar Imagens e Editora Ltda. / 2011

Os mausoléus representam o último momento em que um indivíduo consegue ter controle sobre a memória que será perpetuada sobre si. As artes tumulares são parte do mosaico que fornece os subsídios intencionalmente propostos para a composição do que será narrado a respeito de uma pessoa após o seu falecimento.

Em uma terça-feira, 14 de junho de 1949, encerrou-se a notável trajetória de Rizkallah Jorge Tahanian, imigrante sírio e fundador da Casa da Boia, que fez de São Paulo seu lar e no Cemitério da Consolação decidiu ser sepultado.

O editorial “Da Síria a São Paulo. A História de Rizkallah Jorge gravada em bronze no Cemitério da Consolação” escrito pelos historiadores Renata Geraissati e Diógenes Sousa aborda o significado implícito na arte tumular do mausoléu de Rizkallah, bem como analisa como o Cemitério da Consolação se tornou um espaço da última afirmação da trajetória de tantos imigrantes e personalidades históricas de nosso país.

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