O Autódromo de Interlagos, oficialmente chamado de Autódromo José Carlos Pace, é um dos mais importantes circuitos de corrida do mundo. Inaugurado em 12 de maio de 1940 foi palco de glórias e tragédias das corridas e representa um marco importante da cidade de São Paulo, não só para o esporte, mas recentemente, também, pelas atrações culturais de grande porte.

No dia 24 de março de 1991, fãs e entusiastas do automobilismo, principalmente os brasileiros, assistiram a um feito heroico de um piloto de Fórmula 1, chamado Ayrton Senna da Silva, no Grande Prêmio do Brasil, disputado no autódromo paulista.
Sem entender muito bem o desempenho do piloto que perdera rendimento durante a prova, e que a despeito disso, conseguiu segurar seus adversários muito mais rápidos, uma multidão eufórica viu a McLaren de Senna cruzar na primeira colocação, conquistando pela primeira vez uma vitória no circuito paulista.
O detalhe do desempenho aquém do esperado ficou conhecido após um Senna exausto explicar que teve que conduzir seu carro com o câmbio travado apenas na sexta marcha nas voltas finais da corrida, algo impensável para qualquer veículo, ainda mais para um Fórmula 1 em competição com outros “inteiros”.
O feito histórico de Ayrton Senna, foi uma das muitas histórias vividas no autódromo paulistano, considerado um dos melhores do mundo, que teve sua história iniciada há quase cem anos.
Um resort com uma pista de corridas

A história da construção do autódromo remonta ao final da década de 1930, quando o engenheiro britânico Louis Romero Sanson, proprietário da empresa Auto-Estradas, que realizava grandes obras de infra-estrutura na capital, liderou a ideia de criar um bairro residencial de luxo entre os lagos das represas de Guarapiranga e Billings, (daí o nome do bairro Interlagos), com um autódromo como um de seus principais atrativos.
As terras que Sanson adquiriu na região acabaram sendo loteadas e o resort acabou não sendo construído, mas o autódromo, sim, ainda mais quando uma das primeiras competições automobilísticas da capital se transformou em tragédia.

Em 1936, ocorreu o primeiro Grande Prêmio Cidade de São Paulo. A prova aconteceu em um circuito de rua, antes da inauguração do autódromo, e, de certa forma foi um impulso para sua construção, já que durante esta prova a pilota francesa Hellé-Nice perdeu o controle de seu veículo, atingindo o público que assistia à competição e deixando em mortos e feridos entre os espectadores. Esse trágico evento impulsionou a necessidade de um local seguro e adequado para a realização de corridas automobilísticas na cidade.
Assim, a inauguração oficial do autódromo paulistano ocorreu em 12 de maio de 1940, com a realização do Grande Prêmio Cidade de São Paulo.
Inspirado nas pistas de Indianápolis, nos Estados Unidos, Brooklands, na Inglaterra e Montlhéry, na França, Interlagos nasceu com um circuito de 8 mil metros de extensão.
Em 1967, o Autódromo foi fechado para sua primeira grande reforma, reabrindo em 1970 com uma corrida de Fórmula Ford, que teve o piloto paulista Emerson Fittipaldi como vencedor.
Para se adequar às exigência da Fórmula 1, o circuito passou por nova reforma um ano após a reinauguração e, em 1972, finalmente, recebeu sua primeira prova da categoria, passando a fazer parte do calendário oficial da Fórmula 1, em 1973.
O Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 foi sediado no Autódromo de Interlagos até 1977. Em 1978, foi disputado no Rio de Janeiro, voltando para São Paulo em 1979 e 1980. A partir do ano seguinte passou a ser disputado no Rio, voltando para São Paulo somente em 1990.
Piloto paulista dá nome ao autódromo

José Carlos Pace nasceu em São Paulo, em 1944, e venceu o Grande Prêmio da Fórmula 1 no autódromo, no ano de 1975.O piloto brasileiro faleceu no ano de 1977, aos 32 anos, em um acidente aéreo também na capital paulista e, em sua homenagem, o autódromo paulista passou a ter o nome oficial de “Autódromo José Carlos Pace”.
Pace foi contemporâneo de uma geração de pilotos cujo maior expoente foi Emerson Fittipaldi.
Nascido em São Paulo, em 1946, Emerson Fittipaldi é um dos maiores pilotos da história do automobilismo brasileiro, tendo sido o primeiro a conquistar uma vitória na categoria, no ano de 1970, no circuito de Watkins Glen, nos Estados Unidos.
Fittipaldi conquistou dois títulos mundiais de Fórmula 1, em 1972 e 1974, e venceu o Grande Prêmio do Brasil de 1973 e 1974 em Interlagos.
O piloto competiu em diversas outras categorias do automobilismo mundial, principalmente a Fórmula Indy, até se aposentar, em 1996.
Outros pilotos paulistas também tiveram grandes atuações em Interlagos

Além da vitória de 1991, Ayrton Senna também venceu o Grande Prêmio do Brasil de 1993 e Felipe Massa venceu nos anos de 2006 e 2008. Na Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional, Rubens Barrichello subiu inúmeras vezes ao pódio.
A Stock Car, aliás, é uma das classes que mais realizou corridas em Interlagos, protagonizadas por grandes nomes como Ingo Hoffmann, Afonso Giaffone, Chico Serra, Paulo Gomes, Cacá Bueno, e outros.
A categoria teve sua origem em 1979, com o objetivo de preencher o vazio deixado pela extinta Divisão 1, que reunia os carros de turismo mais potentes do país e assim continua até hoje.
Interlagos se redescobre como espaço multiuso

A importância do autódromo para o automobilismo nacional é indiscutível, tanto que o espaço é sede de diversas corridas de categorias como a Stock Car, Porsche Cup, Copa Truck, Superbike Brasil, Mundial de Endurance, Moto GP, Kart e outros.
Mas, para além das competições e eventos ligados ao automobilismo, como lançamento de veículos, test-drive de marcas, etc., mais recentemente o autódromo tem sido palco de mega shows como os festivais Lollapalooza e o The Town.
Além disso, o local é celeiro de talentos com as escolas de pilotagem que utilizam os espaços para a formação de novos pilotos das categorias de base.
Fontes:
https://www.gazetasp.com.br/cotidiano/memoria-conheca-a-historia-do-autodromo-de-interlagos/1107168
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aut%C3%B3dromo_de_Interlagos
http://speedracing.50webs.com/sobre_interlagos.html
https://www.gazetasp.com.br/cotidiano/memoria-conheca-a-historia-do-autodromo-de-interlagos/1107168