Café com Chefs encerra atividades da Casa da Boia Cultural em 2025

Evento com os chefs Jorge da Hora e Bárbara Andrade será um encontro recheado de memória afetiva, história da doçaria brasileira e um café da tarde, tudo no sobrado histórico da Casa da Boia, em pleno centro da capital paulista.

Sobrado histórico da Casa da Boia. Sede dos eventos culturais.
Sobrado histórico da Casa da Boia. Sede dos eventos culturais.

O sobrado nº 123 da Rua Florêncio de Abreu, no centro histórico de São Paulo, é um dos poucos remanescentes de uma época áurea da capital, a virada do século XIX para o Séc. XX.

A edificação, construída em 1909, foi erguida pelo fundador da Casa da Boia para abrigar a fábrica de material feito de cobre, a loja e a moradia da família. Nele Rizkallah Jorge perpetuou a fundição de cobre que fundara anos antes, em 1898, pioneira neste ramo de atividade em São Paulo.

Aqui se consolidou a “Casa da Boia”, nome informal da “Rizkallah Jorge e Cia”, posteriormente “Rizkallah Jorge e Filhos”. O nome pelo qual as pessoas se referiam à casa que comercializava as boias para instalações de caixas d’água se tornou tão forte que a empresa o adotou como razão social oficial.

Os anos foram se passando, o fundador faleceu, seus filhos assumiram o negócio, depois seus netos e muita coisa aconteceu no sobrado que desde sua construção jamais deixou de ser a sede da empresa.

Os anos castigaram a fachada e as atividades da empresa que nele sempre funcionou descaracterizaram parte de sua arquitetura original.

Algo que mudou quando um dos netos do fundador, Mario Roberto Rizkallah, passou a administrar a Casa da Boia e empreendeu uma cuidadosa restauração nos anos 1997/1998 que devolveu à fachada e a alguns ambientes internos do sobrado, suas características originais.

Nascia uma nova percepção sobre a empresa

Fachada e áreas internas do sobrado foram restaurados em 1998.
Fachada e áreas internas do sobrado foram restaurados em 1998.

A restauração da fachada ocorreu por ocasião da celebração dos 100 anos da Casa da Boia, em 1998. A partir deste movimento, documentos e objetos pessoais da família e também da empresa foram informalmente organizados em uma exposição permanente que ocupou as salas restauradas.

Várias iniciativas aconteceram no novo espaço, como duas edições de um festival de pequenos corais, na época do Natal, exposição de gravuras, apresentações musicais de jazz, tudo de uma forma entusiasmada mas esporádica.

Ainda que realizadas de forma despretensiosa estas ações inspiraram outras e foi com a entrada na administração da empresa da artista plástica Adriana Rizkallah que tomou corpo um projeto de convergir as ações de caráter cultural para uma gestão mais dedicada, dentro de um núcleo de atividades que nasceu com o nome de “Casa da Boia Cultural”.

Workshop  sobre inscrtumentos musicais feitos de metal, um dos eventos já realizados na Casa da Boia Cultural.
Workshop sobre inscrtumentos musicais feitos de metal, um dos eventos já realizados na Casa da Boia Cultural.

Coordenado por Adriana, este núcleo formado na empresa passou a organizar de forma mais estruturada atividades como palestras, workshops, exposições, lançamentos de livros, publicações e as visitas monitoradas que acontecem mensalmente.

A chegada da Chef Luiza Rizkallah ao núcleo cultural trouxe também uma nova dinâmica às atividades, conferindo um novo “sabor” aos eventos.

Responsável pela Parlu Doces Luiza começou a fornecer seus cookies para o café que sempre encerrava esses eventos e essa parceria foi a inspiração para a criação de atividades ligadas à gastronomia.

Uma Jornada pelo Mundo do Chocolate Artesanal inaugurou essa nova vertente

Uma experiência única para a compreensão da fabricação do chocolate de alta qualidade inaugurou as atividades gastronômicas na Casa da Boia Cultural.
Uma experiência única para a compreensão da fabricação do chocolate de alta qualidade inaugurou as atividades gastronômicas na Casa da Boia Cultural.

No dia 8 de maio de 2025 aconteceu o primeiro evento desta vocação da Casa da Boia Cultural.

Durante toda uma tarde um grupo de pessoas interessadas no tema teve a oportunidade de participar de uma degustação guiada pela “chocolate maker” Priscila França, professora, consultora, autora de livros sobre chocolate e proprietária da marca de chocolates bean to bar que leva seu nome.

O evento representou uma experiência sensorial única e uma viagem de conhecimento sobre o cacau, as origens do chocolate, e principalmente, o conceito e a filosofia bean to bar (produção artesanal e altamente qualificada de chocolate) feito com cacau de alta qualidade.

Ao final, um coffee break, com as delícias da Padaria Santa Efigênia e a oportunidade de adquirir os chocolates Priscila França encerrou o evento ainda em clima de descobertas e uma rica troca de informações e sabores.

Uma nova oportunidade se aproxima com o “Café com Chefs”

Chef Bárbara Andrade.
Chef Bárbara Andrade.

Referência histórica na produção de utensílios de cobre e na preservação do patrimônio cultural paulistano, a Casa da Boia recebe no dia 15 de dezembro, às 14h, o Café com Chefs – uma experiência única em que os convidados poderão aprender sobre a história da doçaria brasileira, enquanto degustam um café da tarde em nosso sobrado de 1909.

Esta primeira edição do evento contará com a participação dos chefs Jorge da Hora, professor e coordenador da pós-graduação em Cozinha Brasileira do Senac São Paulo, e Bárbara Andrade, primeira confeiteira do renomado chef Antonio Bachour no Mata Café. Juntos, conduzirão uma conversa intimista sobre técnicas, histórias e memórias da doçaria brasileira, proporcionando ao público uma experiência que é ao mesmo tempo gastronômica, cultural e afetiva.

“O Café com Chefs é mais do que degustar doces; é uma oportunidade de vivenciar histórias, sabores e afetos dentro de um espaço que carrega mais de um século de memória paulistana”, destaca Luiza Rizkallah, chef confeiteira da Parlu Doces e curadora do evento.

Chef Jorge da Hora.
Chef Jorge da Hora.

Organizado pela Casa da Bóia Cultural, em parceria com a Parlu Doces, o Café com Chefs busca aproximar o público do patrimônio histórico da cidade, celebrando a gastronomia brasileira como cultura viva e experiência afetiva.

Evento ainda conta com vagas

As vagas para o Café com Chefs são limitadas a 30 participantes, a quantidade ideal para que todos vivenciem uma experiência única e intimistas.

Para se inscrever basta preencher o formulário disponível aqui em nosso site, lembrando que o evento acontece no dia 15 de dezembro de 2025, às 14h, aqui na Casa da Boia, Rua Florêncio de Abreu, 123, Centro, bem próximo da Estação São Bento do Metrô.

O valor de R$ 100,00 da inscrição inclui a palestra e degustação do café da tarde.As reservas para o evento podem ser feitas por meio deste link.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e seu uso comercial não é permitido sem autorização da Casa da Boia. Para compartilhamento, utilize o link da página.

Quer ser avisado quando tiver post novo?

Cadastre-se para receber avisos de novos posts, notícias e novidades sobre nossa atividades culturais.

Artigos relacionados

Veja outros assuntos que podem te interessar...