Arte e técnica moldando os anos iniciais da Casa da Boia

Editoriais

Eduardo Grigaitis, Renata Geraissati, Diógenes Sousa

Foram tempos de frenética transformação aqueles primeiros anos da Casa da Boia, então Rizkallah Jorge e Cia.

É certo que as mudanças tecnológicas de hoje tem uma velocidade impressionante, mas a virada do Séc. XIX para o Séc. XX veio igualmente cheia de transformações.

Nesse mundo em mudança vertiginosa de uma sociedade de produção artesanal para as linhas de montagem em escala industrial a Casa da Boia se adaptava entre o “fazer” quase artístico de seu fundador e a necessidade de qualificar sua produção.

Este editorial, escrito pela historiadora Renata Geraissati e pelo também historiador Diógenes Sousa, com base nos documentos do acervo da Casa da Boia, mostra o quanto a qualificação de sua produção e uma visão diferenciada em relação à concorrência solidificaram a empresa nas suas décadas iniciais.

E, no momento em que comemora seus 123 anos de atividades, como a Casa da Boia ainda mantém, em sua essência, a valorização das técnicas de ofício.

Clique na imagem para fazer o download em formato PDF

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e seu uso comercial não é permitido sem autorização da Casa da Boia. Para compartilhamento, utilize o link da página.