Nos trilhos da Modernidade

Editoriais

Eduardo Grigaitis, Renata Geraissati, Diógenes Sousa

Nascido na Inglaterra, no início do Séc. XIX, com o objetivo de ligar as minas da região de Darlington ao porto de Stockton, o sistema ferroviário mostrou logo sua eficiência no transporte de minérios, mercadorias e também pessoas, encurtando o tempo de viagem e abrindo fronteiras ao progresso associado à sua chegada.

Os ingleses, criadores do sistema, foram os grandes responsáveis por sua expansão pelo mundo. Responsáveis também pela implantação da primeira ferrovia paulista entre o Porto de Santos e a cidade de Jundiaí.

No caminho, uma série de desafios, como a transposição da Serra do Mar, projeto que deu origem à cidade de Paranapiacaba.

No editorial “Nos Trilhos da Modernidade – a ferrovia e o crescimento da capital”, os historiadores Renata Geraissati e Diógenes Sousa traçam uma análise sobre a importância deste novo modal de transporte para o crescimento da cidade de São Paulo, passando por sua fundamental atuação durante o auge do ciclo do café, seja escoando a produção, seja em um segundo momento, facilitando a chegada dos trabalhadores imigrantes.

A história da São Paulo Railway, a estratégica localização da Casa da Boia, nas proximidades da Estação da Luz e as implicações da ferrovia na cidade são também abordadas no editorial que pode ser baixado gratuitamente no link abaixo:

Baixar o Editorial completo

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e seu uso comercial não é permitido sem autorização da Casa da Boia. Para compartilhamento, utilize o link da página.